A alimentação é o resultado de um conjunto de escolhas que fazemos entre os alimentos que temos disponíveis e aqueles que preferimos. Para que esta escolha seja o mais variada possível é importante contactarmos, desde cedo, com uma grande variedade de legumes, frutas, carne, peixe e cereais.
Quanto mais cedo a criança tiver oportunidade de experimentar todos os alimentos, menos relutância apresentar em enfrentar o desafio. E como em todas as áreas do desenvolvimento da criança, ela aprende por imitação, a alimentação não é exceção. Se uma criança vê os pais a colocar os legumes na "beira do prato" é provável que, numa fase inicial do seu desenvolvimento, também o faça.
A nossa escola tem, assim, um papel desafiador face à alimentação: propor à criança uma alimentação variada em sabores e texturas.
No final do percurso da criança pela nossa escola queremos que tenha adquirido as seguintes competências ao nível da alimentação:
1. Ter uma atitude positiva perante os alimentos e os momentos de alimentação;
2. Perceber a necessidade de uma alimentação variada em cores, sabores e texturas;
3. Compreender a associação entre alimentação e saúde;
4. Ser autónoma nos momentos de refeição.
|
Mundos de Vida 2012 • Todos os direitos reservados desenvolvido por: 4por4 |