Há abraços que transformam uma vida ®


Investir no Acolhimento Familiar

A experiência pioneira da Mundos de Vida, ao longo de 15 anos, prova - à semelhança do que acontece em tantos outros países - que é possível criar uma Bolsa de Família disponível para acolher uma criança quando esta não pode permanecer junto da sua família natural, permitindo, desta forma continuar a crescer num contexto familiar.

Em Portugal, menos de 4% (191 em 2019) das crianças que foram separadas dos seus pais vivem numa família de acolhimento, 96% residem em casas de acolhimento, quando a nível internacional a realidade é diametralmente oposta.

Desde 2006, através do nosso serviço especializado de acolhimento familiar foi possível encontrar, formar e acompanhar mais de 140 famílias que acolheram 150 crianças.

Após a tomada de decisão pela medida de acolhimento familiar, por parte das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens ou dos Tribunais, durante alguns meses, alguns anos ou até que a criança atinja a idade adulta, as famílias podem acolher, em sua casa, crianças que não podiam continuar a viver com os seus pais. Desta forma, criança, preferencialmente até aos 6 anos, encontram nas famílias o cuidado, o carinho e amor de que precisam, evitando-se que tenham de viver numa instituição.

Em cooperação com as entidades competentes em matéria de infância e juventude, a Mundos de Vida fez um investimento assinalável de promoção desta medida de promoção e proteção, praticamente desconhecida da maioria da população.

Em favor do Acolhimento Familiar

Em 2012, a Mundos de Vida criou uma iniciativa de sensibilização, no plano educativo para divulgação “pelo direito de uma criança viver em família”. E assim nasceu a "Missão Pijama” em que crianças até aos 6 anos, e consequente sociedade civil tomam consciência, de forma lúdica, da importância de se crescer numa família, num ambiente de carinho, amor e compreensão, como consagrado na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança.

A promoção do acolhimento familiar tem constituído um grande desafio que nos obriga a atuar em vários domínios até que se encontrem as famílias necessárias para acolher as crianças em situação de risco.

A título exemplificativo, uma resenha de algumas das ações de promoção do Acolhimento Familiar:

- Campanha “Procuram-se Abraços” de captação de novas famílias de acolhimento, realizada regularmente em 11 concelhos dos distritos de Braga e Porto

- Realização de vídeos motivacionais com a colaboração e testemunho das próprias famílias de acolhimento.

- Formação para as famílias de acolhimento (inicial e contínua), munindo-as de ferramentas e estratégias que permitam responder positivamente às especificidades de todo o processo desenvolvimental das crianças e jovens.

- Organização de Jornadas técnicas e workshops com a participação de especialistas nacionais e internacionais (Paulo Delgado, Vânia Pinto, Jorge Del Valle, Perés Amorós, Jesús Palácios e Robbie Gilligan, Jane Valente), destinados profissionais que exercem funções na área da proteção à infância, com vista a aprofundar conhecimentos, partilhar experiências e criar momentos de reflexão sobre a temática do acolhimento familiar.

- Edição de livro "Acolhimento Familiar de Crianças - Pelo direito de crescer em família", para assinalar os 25 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança, sob a coordenação do Professor Paulo Delgado, que contou com a participação especial de Jorge Del Valle e Jesús Palacios, dois dos maiores investigadores europeus da atualidade nesta matéria. O livro foi distribuído gratuitamente a todas as Comissões de Proteção do país, aos Tribunais e serviços da Segurança Social. Neste livro divulgam-se, concisamente, os ensinamentos científicos, as boas práticas associadas ao desenvolvimento desta medida de proteção e enumera princípios, valores e finalidades do acolhimento familiar, bem como a experiência da Mundos de Vida ao longo dos últimos anos. Pode ser adquirido através da nossa Loja dos Abraços em http://www.mundosdevida.pt/LojaAbracos/livros_e_coisas_Livro

            Livro «O Acolhimento Familiar na Comunidade de Castela e Leão - Comparar para Transformar: Pelo desenvolvimento de uma cultura de Acolhimento Familiar», resulta do estudo de caso de uma visita à Cruz Roxa, Programa de Acolhimento Familiar, a Valladolid.

- Apoio à criação do Centro de Estudos Comparados em Família e Criança em colaboração com a Escola Superior de Educação e surge da necessidade sentida, por diversos profissionais, em aumentar o nível de conhecimentos no âmbito da família e da criança, em matérias relacionadas com o acolhimento familiar, o apoio às famílias, no campo da prevenção, mediação e da educação parental. O objetivo é aprofundar os conhecimentos científicos, experiências e boas práticas a nível internacional e adaptar para a realidade portuguesa, no domínio da Preservação e Reunificação Familiar e do Acolhimento Familiar.

- Apoio à criação da Associação Portuguesa de Acolhimento Familiar – APAF, tem entre outros objetivos promover a cultura do Acolhimento Familiar em Portugal, assegurando o direito de todas as crianças crescerem numa família; valorizar socialmente o papel das famílias de acolhimento na sociedade portuguesa e promover e desenvolver atividades de formação, investigação, documentação e publicação relacionadas com o acolhimento familiar.