Semanalmente, planificamos atividades que vão estimular a criança a progredir no seu desenvolvimento global. Estas atividades decorrem da elaboração de objetivos, que progressivamente vão respondendo às necessidades de cada criança e do grupo.
Todos os dias e de acordo com a rotina diária, as crianças têm oportunidade de trabalhar nas áreas da sala (ex. Biblioteca, Casinha…) e/ou no recreio. Nesses momentos, cada criança escolhe e elabora uma estrutura mental sobre o que vai fazer e como vai fazer. A equipa educativa, acompanha estas atividades participando ativamente nas suas brincadeiras, tentando sempre apoiar a criança a ultrapassar mais desafios.
Ao longo do ano, de acordo com o Plano Anual de Atividades ou com oportunidades que vão acontecendo na comunidade, pais, filhos e equipa educativa partilham experiências educativas de escola. São momentos de aprendizagem que permitem às crianças entender que a escola e os pais estão de mãos dadas para a ajudar no seu crescimento.
Diariamente, na sala dos bebés, as crianças têm ao seu dispor um cesto com objetos naturais e outros objetos que usamos no dia a dia. A exploração da criança é espontânea e o papel do adulto é de um companheiro passivo, mas observador. As crianças começam, assim, a sua exploração do mundo e aumentam a sua criatividade e imaginação.
Os jogos heurísticos são uma atividade de jogo, para crianças entre os 1 e os 2 anos. Coloca-se à disposição da criança materiais distintos, como rolos, caixas, latas, chaves e outros. A crianças explora os materiais de diferentes formas (fazendo enfiamentos, sons, etc) e depois deve classificá-los de forma a arrumá-los corretamente no local para eles destinado.
Todos os dias, as crianças têm a oportunidades de explorar as áreas da sala e o material nela existente. Este momento da rotina diária permite à criança explorar competências de todas as áreas de conteúdo, da linguagem à matemática, da música ao drama, da formação pessoal e social ao conhecimento do mundo.
Algumas vezes, durante o ano letivo, realizamos oficinas de uma determinada área (plástica, musica, ciências, …) para potenciar o trabalho entre salas e/ou com pais. São atividades em que participam diversas crianças, pais, educadoras e auxiliares ou outros e têm oportunidade de experimentar determinadas técnicas ou experiências.
As saídas ao exterior ou as visitas de campo são oportunidades educativas para as crianças explorarem e conhecerem determinados temas abordados na sala in loco. São experiências que permitem a aquisição de aprendizagens significativas sobre a realidade do mundo envolvente.
No dia a dia, e de acordo com uma situação que acontece ou com uma necessidade/tema que surge, as crianças vão se deparando com determinadas questões ou situações. Algumas destas questões, às vezes, transformam-se em mini projetos. Os mini projetos são atividades que decorrem da investigação, pesquisa e aprendizagem de um determinado assunto. Chamamos-lhe mini porque acontecem por um período médio de tempo.
A criança e a equipa de sala, ao longo do ano, descobre um tema, uma área, uma dúvida, que se vai transformar no grande projeto da sala. Através do projeto a criança vai experimentando oportunidades de investigação, questionamento, partilha de ideias e de saberes, etc. O projeto de sala é uma estratégia mais utilizada na Escola Infantil.
Algumas vezes, ao longo do ano, a criança em idade pré-escolar é motivada a selecionar alguns dos seus trabalhos/fotografias para colocar numa capa especial designada por portfólio. Esta atividade permite à criança exprimir as suas escolhas e avaliar o seu percurso na escola.
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